Quando as pessoas pesquisam na internet sobre os detalhes de qualquer caixa de som, normalmente vão encontrar os termos “ativa” e “passiva”, e com isso surge a dúvida sobre o que é caixa de som ativa e passiva.
Para alguns pode até mesmo parecer algo semelhante à primeira vista, ou simplesmente a pessoa pode nem prestar a atenção nesse detalhe e acaba comprando uma caixa de som que pode não funcionar do jeito que ela imaginava.
Essa diferença afeta diretamente na forma como o consumidor vai conseguir utilizar o som, e por isso, é recomendado pesquisar em quais momentos cada um desses dois tipos de caixas tem suas vantagens e desvantagens.
Veja também: Qual a diferença entre P2 e P3?
O tipo de utilização desejada pelo comprador é o primeiro ponto importante na hora de analisar e entender sobre a real diferença entre caixas de som ativas e passivas. Produzimos esse conteúdo especialmente para aqueles que desejam entender de forma simples o que é caixa de som ativa e passiva. Confira abaixo!
Afinal, o que é caixa de som ativa e passiva?
Uma caixa de som ativa tem um amplificador embutido, enquanto uma caixa de som passiva requer um amplificador externo para funcionar.
Caixa de som passiva
É muito comum encontrar caixas de som passivas em nosso dia a dia, você poderá notar a presença delas em locais como comércios, lojas, igrejas, academias, etc.
A caixa de som do tipo passiva é bastante utilizada em lugares onde os donos precisam amplificar músicas, anúncios e locução de maneira alta e nítida em um local grande.
Para atender esse tipo de demanda, as caixas passivas precisam de mais energia e são projetadas para serem conectadas em algum amplificador externo. O volume e equalização é controlado pelo amplificador, e também é possível controlar usando uma caixa de som ativa que esteja conectada na passiva.
O amplificador externo tem o papel de fornecer energia suficiente para a caixa reproduzir um som de qualidade. Essas caixas normalmente são grandes, robustas e podem até pesar muitos quilos.
Caixa de som ativa
Por outro lado, temos as caixas de som passivas que não precisam de um amplificador externo, pois elas já vem de fábrica com amplificador embutido dentro para alimentar diretamente os alto-falantes que reproduzem o som.
Com essa tecnologia, a caixa de som ativa tem o papel de ser uma solução completa e independente que permite ao consumidor ouvir suas músicas preferidas em qualquer local de forma fácil, sem a necessidade de conectar um amplificador externo.
Um ótimo exemplo de caixas ativa, é o famoso modelo de caixa de som portátil estilo JBL que estamos acostumados a ver em locais aberto, como em piqueniques, churrascos, esportes ao ar livre e em diversos outros momentos.
Post recomendado: Como conectar 2 JBL diferentes
Como escolher o melhor tipo de caixa de som
Tendo em mente a diferença explicada acima, o consumidor pode escolher tranquilamente entre essas duas opções, com vantagens em diferentes situações, vamos falar sobre elas.
A caixa de som ativa pode ser a melhor escolha para aqueles que desejam uma solução mais facilidade e portabilidade na hora de ouvir música. Ela oferece a opção funcionar sozinha ou também conectada a uma caixa passiva fazendo parte do sistema.
Já as caixas passivas oferecem um sistema de som mais personalizado, permitindo combinações até mesmo com uma caixa ativa. Porém, a configuração é mais complexa e o consumidor sempre irá precisar de um amplificador ou caixa ativa para completar o sistema de som.
Qual a diferença de preço entre uma caixa ativa e uma caixa passiva?
O consumidor geralmente irá encontrar caixas de som ativas com valores acima das caixas de som passivas, isso acontece porque cada uma delas possuem seu próprio amplificador interno. Porém, a facilidade que ela te proporciona ao ouvir músicas é um diferencial que pode valer muito a pena dependendo de como você quer utilizar sua caixa de som.
Por outro lado, as caixas de som passivas são mais comuns de se encontrar com valores menores. Porém, o consumidor terá que adquirir um amplificador externo para conectar nesse modelo de caixa e conseguir reproduzir som.
Veja também: Como saber se o fone bluetooth está carregado
Siga o nosso perfil no pinterest para receber mais conteúdos sobre caixas de som.